O que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia de estado para estado, de 1% a 6%, de acordo com o valor do veículo (Tabela FIPE).  (http://www.detran.sc.gov.br/)

Esse imposto atinge todas as pessoas que possuem um carro ou moto. Porém, como o próprio nome indica, o imposto não incide apenas sobre carros ou motos, mas sim sobre todos os veículos automotores seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações.

O recolhimento do IPVA é anual e 50% do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi licenciado. A outra parte vai para os cofres públicos para ser aplicado em diversas áreas, como saúde e educação.


Como faço o pagamento?

Com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em mãos, documento em que consta o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), o contribuinte deverá dirigir-se às agências bancárias credenciadas de cada Estado.

O pagamento também pode ser feito através de equipamentos de autoatendimento e a Internet.

Em alguns Estados, as lotéricas ligadas à Caixa Econômica Federal também fazem o recolhimento.


É possível parcelar o IPVA?

É possível efetuar o pagamento em até 3 (três) parcelas sucessivas na maioria dos Estados, dentro do exercício. Mas é importante saber que para gozar deste benefício é preciso que a primeira parcela seja recolhida até a data do seu vencimento. Passada esta data do recolhimento, deverá obrigatoriamente, ser efetuada em uma única cota (integral).


Se o dia fixado para o pagamento do IPVA cair num sábado, domingo ou feriado?

Nesse caso, o pagamento poderá ser efetuado até o primeiro dia útil seguinte, sem os acréscimos legais.


E se houver atraso no pagamento?

Neste caso, são cobrados multa fracionada dia a dia, até o limite máximo de 20% e juros de 1% ao mês ou fração.


O comprovante de pagamento do IPVA substitui o documento de licenciamento do veículo?

Não. O Certificado de Licenciamento do Veículo, será entregue pelo Detran na ocasião do licenciamento anual, e conterá, dentre outras, as informações sobre o pagamento do IPVA.


Para pagar o IPVA do corrente ano é preciso saldar as dívidas anteriores?

Não. Mas estas dívidas deverão estar quitadas na ocasião do recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV, entregue pelo DETRAN como comprovante do licenciamento. O CRLV é exigido pelo policiamento das ruas e rodovias.


Se existir dívidas de exercícios anteriores, eles podem ser pagos separadamente?

Se os débitos existentes ainda não foram Notificados pelo fisco, sim, o pagamento poderá ser efetuado separadamente, bastando informar o Renavam e o exercício/ano, ao caixa do banco arrecadador a ser quitado.

 

 

Detran/SC

http://www.detran.sc.gov.br/


Licenciamento anual

http://www.detran.sc.gov.br/index.php/veiculos/licenciamento-anual/120-veiculos-licenciamento-anual/354-veiculos-licenciamento-anual-1

http://www.detran.sc.gov.br/index.php/veiculos/licenciamento-anual

 

 

 

 

CALENDARIO PAGAMENTO IPVA

Final placa Quota única 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 31/jan 10/jan 10/fev 10/mar
2 28/fev 10/fev 10/mar 10/abr
3 31/mar 10/mar 10/abr 10/mai
4 30/abr 10/abr 10/mai 10/jun
5 31/mai 10/mai 10/jun 10/jul
6 30/jun 10/jun 10/jul 10/ago
7 31/jul 10/jul 10/ago 10/set
8 31/ago 10/ago 10/set 10/out
9 30/set 10/set 10/out 10/nov
0 31/out 10/out 10/nov 10/dez
 
 
 

IMPORTANTE SABER !! 

 
Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de 2018

Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou nesta sexta-feira (27) um resolução que define as regras de multas para pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas permitidas. A medida começa a valer em 180 dias.

Saiba mais clicando no link https://g1.globo.com/carros/noticia/pedestres-e-ciclistas-poderao-ser-multados-a-partir-de-2018.ghtml

 
Como não perder a CNH por multa de embriaguez ao volante

Com a Lei 13.281, muitas mudanças ocorreram em relação a Lei Seca, a multa por embriaguez ao volante está ainda mais cara, agora o valor é de R$2.934,70. Mas além da multa, o motorista pode ter a CNH suspensa por 1 ano.

     

 48 3255-1500
 48 3255-2452

   

R. Nereu Ramos, 79 - Imbituba - SC

   
  Nova Suprema  Corretora de Seguros Ltda © 2013 - Todos os direitos reservados  

Desenvolvido por Webplus